quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Sobre ser uma formanda.



Entrei para a faculdade de Psicologia há 5 anos. Os dois anos depois do 3º ano foram um entra e sai de faculdade danado. Fiz Museologia, Jornalismo, cursinho e não acreditava que alguma coisa nesse mundo ia me deixar satisfeita. Teste vocacional? Resultados vagos. Pensando bem, pra uma cabeça vaga, um teste que dá um resultado vago é bem preciso. Enfim.

Fui me parar lá na Faculdade, no curso de Psicologia. No começo eu já sabia que tinha uma diferença entre psicólogo, psiquiatra e psicanalista, e isso é ótimo, acredite. Cheguei à minha turma 1 mês depois das aulas começadas, porque passei de segunda lista. Eu e uma turminha, os retardatários. Benditos retardatários porque comigo também entrou uma criatura que hoje é um pedacinho de mim, minha amiga Lua. Nos primeiros semestres meu hobby preferido lá na faculdade, além de fazer amigos, era dormir. Gente, alguém me explique porque é tão bom dormir na sala de faculdade, por favor.

Meu curso é composto de 10 semestres, ou seja, 5 anos. Até o 6º semestre tudo se arrasta: as disciplinas não são muito específicas, os professores se repetem muito e ta todo mundo num clima meio não-sei-onde-estou-ainda. Depois do 7º, meu irmão, a parada voa!!! As disciplinas e os trabalhos ficam mais específicos, começa o ensaio para a monografia (que se chama TCC, no meu caso, Trabalho de Conclusão de Curso ou Tortura de Conclusão de Curso, para os mais dramáticos) e os estágios específicos.Começa a bombar a ansiedade e você fica se sentindo já meio psicólogo, é engraçado.

De repente, chega o 10º semestre. Primeira mudança: você vira formanda. Automaticamente as pessoas esquecem que a formatura só vai acontecer no fim de um semestre inteiro, mas você é formanda e acabou. Ainda tem toda a movimentação pra quem é da Comissão de Formatura, que também é o meu caso. Pois é, eu sei que foi uma maluquice, mas estar com as amigas é bom também. E nesse último semestre, às vezes é o único tempo que temos para ficarmos juntas e viver um pouco o clima da faculdade.

Eu tô dando graças a deus de poder me formar no tempo certo, numa profissão que eu escolhi e adoro a sensação de me tornar psicóloga. Mas tenho que concordar com uma amiga muito querida, Keu - minha dupla hoje, mas colada em mim, há uns... 15 meses (jesuis!) - que tá batendo uma saudade. Principalmente dos amigos lindos e especiais que fiz, dos professores que me disseram coisas que eu nunca esqueci e daqueles que viraram meus amigos, além de professores.

Sábado passado, foi o dia das fotos do convite de formatura. Aquela foto clássica da turma, todo mundo de beca, parecendo um pingüim com uma faixa azul royal, super discreta, amarrada (literalmente, acreditem!) na cintura. Ficamos de 6 as 9 da matina pra isso. Eu embaixo daquela camisola preta, com minha maquiagem (lóoogico) derretendo nesse calor de Salvador, uma coisa. Mas hoje, me deu uma coisa assim, meio misturada. A preocupação com o emprego, com salário, com mestrados e doutorados, a saudade dos amigos que vai chegando de mansinho e o suspiro de quem terminou uma etapa. Tipo, ufa, sacou? O mais importante pra mim, é que tenho certeza de que foi uma das melhores épocas da minha vida, mas que terminou. E o incrível, e por isso acho que fui bem sucedida, é que sinto uma vontade enorme de passar pra próxima.

É. Que venham os próximos anos incríveis.


Nenhum comentário: