quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Menino contra menina. Ou à favor?



Eu sempre tive mais afinidades com homens do que com mulheres. Para os engraçadinhos de plantão, não, isso não diz respeito somente aos aspectos sexuais e amorosos. Eu sempre tive mais amigOs do que amigAs.


Quando pequena eu tinha pouca paciência para brincar de boneca e menos paciência ainda para ficar trocando os sapatos das bonecas, roupas e equilibrando aqueles micro copinhos e talheres nas mini mesas dentro das mini casas. Meu grande sonho de menina talvez tenha sido o Castelo da She-Ra, que felizmente ganhei, mas para infelicidade de minha mãe, me seduziu por muito pouco tempo. Mas o Castelo do He-Man de meu primo, noooosssa, me super seduzia! Era maior, aparentava ser mais poderoso... e era mais tosco mesmo.


Apesar de ter tido sempre muito cuidado com os meus brinquedos – eu tenho até hoje a ambulância do Doutor Saratudo completa! – eu gostava mesmo dos brinquedos de menino. Meu grande sonho de criança – porque o de menina eu já tinha realizado com o Castelo da She-Ra – era ter um Ferrorama (pra quem não sabe, aquela versão do Autorama, em trenzinho, com tudo que se tem direito, semáforo, cruzamento, ponte.. ai ai ai)!!! Nunca tive... Mas depois de anos com esse sonho adormecido dentro de mim, eis que chego na casa de minha sogra e vejo o Ferrorama do meu marido lá, lindo, todo encaixotadinho... Ah, e se é do marido é meu também, né? Ainda não botamos ele pra funcionar novamente, mas esse dia há de chegar.


Na infância eu não tive muitos problemas com as minhas preferências lúdicas. Minha mãe sim, travava uma guerra na hora botar uma meia calça, um vestidinho (eca!) rosa (eca eca!) com um lacinho lateral (mil vezes eca!). Eu amo azul, sempre amei, mas meu quarto era rosa, porque terminei herdando ele de minha irmã mais velha e cor de herança não se discute. Mas assim que tive uma oportunidade (e poder de decisão) pintei meu quarto de azul.


Na adolescência, acho que tive mais problemas. Primeiro porque eu demorava para me aproximar das meninas, mas não dos meninos, o que os assustava um pouco e ainda fazia com que as meninas me achassem uma assanhada. Depois que eu sempre xinguei muito (na rua, óbvio, em casa, jamais!) e sempre briguei muito com todo mundo. Ou seja, nem dos meninos eu tinha a simpatia que eu queria... Demorei um pouco pra achar o meio termo, mas terminei achando... Espero eu!


Minha mãe (mais uma vez) que sofria... Eu não queria usar saia, nem vestido, muito menos o cinto combinando com o sapato... sapato?? Nãããão, meus caros: TÊNIS, por favor. E de camurça verde (gente, era exatamente esse verde!). Tenho boas e velhas amigas, mas amigas, amigas mesmo, daquelas da gente não vive sem, ah, essas são sempre meio toscas, sem muita frescurite, iguais a mim (meninas, não se ofendam!!! Isso é um elogio!) e são poucas. E hoje eu não vivo sem um vestidinho, e amooooo sapatos. Não combinando com o cinto, mas combinando com a bolsa sempre! Pra minha mãe ver alguma coisa dando certo, né? ;D


Hoje em dia eu tenho muito pouco problema em relação a isso. Os meu amigos, são cada vez mais amigos e mais próximos, se é que isso é possível! E aumentam mais! É muito engraçado como eu me torno amiga dos amigos de Henrique rapidamente! Eles me adoram, eu amo todos eles! São mega divertidos e não se importam com o fato de eu ser uma mulher no meio deles: sempre dizem o que pensam sobre tudo e, inclusive, me contam com detalhes sórdidos. O que nem sempre é legal, lógico, mas mesmo assim eu me sinto uma privilegiada. Sou uma mulher que participa muito bem do universo masculino.


Ainda bem, eu e Henrique sempre convivemos muito bem com essa minha característica. Aliás, isso facilita porque curtimos muito os programas sejam eles “masculinos” ou não. Obviamente Henrique tem lá o momento dele com os amigos dele e eu com as minhas amigas/amigos. E quanto a isso não há divergências e ponto final.


No sábado foi o chá de cozinha de um amigo nosso. É engraçado que agora percebemos de forma gritante o quanto somos adiantados: nós já temos 3 anos de casados e agora é que os nossos amigos estão casando! Ahahaha Engraçado demais...


Pois bem. No sábado houve um encontro muuuuito legal dos amigos, velhos amigos, que há muito não se viam. Histórias igualmente velhas e cabeludas (apesar de alguns já estarem perdendo os cabelos), que todos sabemos de cor, foram contadas pela enésima vez, como se fosse a primeira. E produziu risadas como se fossem as primeiras, também. Alguns de nós não nos víamos há anos, sei lá quantos! E só faltaram dois pra completar a galera Old School (algo como Velha Guarda, numa tradução livre) como costumamos – e gostamos – de chamar. Foi bom, muito bom!! Eu sei é que o chá de cozinha foi até meia noite, terminando sob o protesto de alguns mais exaltados.


Durante muito tempo, nesse grupo, eu fui a única menina/ mulher. E era muito bom! Nunca fui tratada diferente, com mais regalias ou menos respeito por isso. Éramos todos iguais. Bem, a gente vai crescendo, começando a trabalhar, faculdade, as coisas vão mudando, cometemos alguns erros com uns, somos magoados por outros, novos amigos vão surgindo e terminamos nos afastando. Mas nunca deixamos de existir nas nossas memórias. E ontem foi a prova disso.


Não somos os mesmos, nem sei se será possível resgatar a mesma amizade de antes afinal, 12 anos , pra uns de nós 16 anos já se passaram e o tempo não perdoa. Mas no sábado, por algumas horas, fomos todos iguais novamente. Nem meninos, nem meninas. Somente grande e velhos amigos.


Reza lenda, que no sábado que vem todos nos encontraremos novamente, na casa de minha sogra, um reduto dos velhos tempos. Não sei se realmente vai rolar. Torço que sim, mas independente de acontecer - senão nesse sábado de Aleluia, talvez num próximo sábado qualquer - tivemos um sopro muito vivo que reacendeu a chama dos velhos tempos, da velha Old School, com o perdão da (necessária) redundância.



Um beijo para todos os amigos, sejam eles novos ou velhos...


Um comentário:

emmibi disse...

Êeee

eu tb sempre fui mais amiga dos meninos. acho homem mais simples que mulher, e pronto.

esse chá foi o de quem?
Bjusss