quarta-feira, 13 de agosto de 2008

O Clube das Noivas



Ser uma noiva é quase uma religião. E daquelas bem fundamentalistas. Pensando bem, eu agora fiquei meio na dúvida... Porque pode ser uma doença também, já que a mulher fica completamente obsessiva. E parece que as coisas sobre casamento pulam em cima de você! Você vai dar um googada (termo designado para o ato de utilizar a ferramenta de busca Google) a fim de procurar um CATAVENTO e puf! De repente, assim, sem querer e sem nem ver, você digita a palavra CASAMENTO. Parece uma coisa do destino, porque você acha logo um monte de sites relacionados e um universo mágico e infinito de coisas para procurar e conhecer. Hein? Catavento? Ah, é mesmo....

É engraçado que quando eu encasqueto com uma coisa, eu sou capaz de me tornar uma especialista. Foi assim na reforma do apartamento. Em qualquer lugar que eu chegasse, os meus olhos de lince faziam uma varredura e meu cérebro era capaz de registrar tudo: cor de rejunte, nome de cerâmica, texturas, materiais, código de tinta, então, sabia todos. E lá ia meu repertório aumentando: tipos de tinta, madeiras, fios, tomadas, marcas. Revistas de decoração e arquitetura?! Os meses nunca pareceram tão longos, o próximo número não chegava nunca! Quando terminou a reforma, eu cheguei até a pensar em abrir uma empresa para acompanhamento de obras. Claro, ora bolas, ou então que diabos eu ia fazer com todo o meu arquivo de informações?! Mas, sei lá porque, eu acabei desistindo.

Pois então. Com essa história toda de casamento, estou há dois meses, envolvidíssima com todos os preparativos. Primeiro ter a certeza de que ia mesmo acontecer, a primeira grande ansiedade. Eu e Henrique passamos uns dias imaginando, idealizando e principalmente calculando: a pior parte. O universo comercial que circunda o evento do casamento é uma coisa muito louca. Descobri detalhes que nunca imaginei, do tipo: vocês sabiam que os salgadinhos e docinhos não vêm com forminhas? Pois é! Na verdade vem com aquelas forminhas básicas de papel celofane. Mas que noiva, pelo amor de deus, vai querer forminhas básicas, muito menos de papel celofane?! Ahá! É aí que entram os fabricantes de forminhas incríveis! Tem de todas as cores, formatos, flor, borboleta, artesanais, industrializadas... uma infinidade! Mas só sabe disso que vai casar. Ou melhor, a noiva, a mãe da noiva, as amigas da noiva, a mulherada em geral. E os fabricantes das forminhas, é obvio...

Nessa maluquice toda eu fiquei bastante perdida no início, sem saber por onde começar. E as pessoas realmente não ajudam: cada um diz uma coisa, que ta muito longe, que ta muito perto, que tem que começar pelo buffet, pela lista de convidados. Ou seja, se era para atrapalhar, pô, avise. Recorri ao meu velho e bom amigo conhecedor de tudo e todos: o Google. Goo, já que somos muito íntimos.
Achei muita coisa, algumas mais reveladoras, outras assustadoras, mas nada que me fizesse acreditar que eu ia conseguir fazer tudo sozinha. Eis que eu descubro um lugar mágico e colorido, onde todos (todas, na verdade) falam a mesma língua: O Clube das Noivas.

O Clube (como é chamado por nós, sócias-integrantes) é uma maravilha. Imagine um lugar cheio de mulheres com idéias mirabolantes que são colocadas em prática. Imaginou? Então imagine agora que essas idéias dizem respeito ao tema casamento. Imaginou? Não, vocês não conseguem. Até porque esse lugar é virtual, fica ali no Yahoo Grupos, mas também porque nem eu consegui quando eu entrei.

É uma loucura. São milhões de mensagens trocadas diariamente (300 às vezes) por mulheres de todo Brasil, que estão fora dele também (Carol, que tá em Angola) e que dizem respeito ao tema casamento. Mas não somente ele, o casório. Falamos sobre nós, sobre quem somos, nossas opiniões sobre a vida, família, trabalho, dinheiro, amor. E quando uma ou outra some, sentimos falta, nos emocionamos com as histórias, nos magoamos com alguma coisa mal entendida, nos animamos com as conquistas. As dicas são milhares! Fornecedores, fotos, telefones. As admiradoras do excel, botam tudo em planilhas, por exemplo, e compartilham depois. Mas não é um bagunça. Muito pelo contrário, existem muitas regras, de convivência principalmente, estando as infratoras correndo o risco de expulsão. Em último caso, claro.

É uma experiência muito legal, porque passamos a conhecer as pessoas pelo que elas escrevem e sabemos como é o estilo de cada uma, pelas palavras, interjeições. E a maioria de nós, só se conhece assim mesmo, através do clube e por fotologs, blogs e afins. É bem legal, as meninas são umas fofas e divertidíssimas! Mulher já é esse bicho animado: falou “casamento” fica todo mundo ouriçada. Imagine um bando de mulher, falando de casamento, só que não de outro casamento, do seu próprio!!! É frenético!

Descobri semana passada que tem o Clube da Esposas também. Eu até podia estar nos dois, já que eu sou uma noiva casada. Mas aí eu ia ter que passar o dia todo vendo email, rindo, vendo blogs e fotologs, pesquisando coisinhas e botando em prática todas as sugestões e dicas das meninas, noivas e casadas.

Olha, até que não seria má idéia... ;)

Nenhum comentário: